domingo, 26 de setembro de 2010



Nada real pode ser ameaçado.

Nada irreal existe.

Nisso está a paz de Deus.


É assim que um Curso em Milagres começa. Ele faz uma distinção fundamental entre o real e o irreal, entre conhecimento e percepção. Conhecimento é verdade, e está sob uma única lei, a lei do Amor de Deus. A verdade é inalterável, eterna e não é ambígua. É possível não reconhecê-la, mas não é possível mudá-la. Ela se aplica a tudo o que Deus criou e só o que Ele criou é real. Está além do aprendizado porque está além do tempo e do processo.

Não tem opostos, não tem início e não tem fim. Simplesmente é.


O mundo da percepção, por outro lado, é o mundo do tempo, da mudança, dos inícios e dos fins. Ele baseia-se em interpretação, não em factos. É o mundo do nascimento e da morte, fundado sobre a crença na escassez, na perda, na separação e na morte. Ele é aprendido mais do que dado, selectivo nas ênfases que dá à percepção, instável no seu funcionamento e impreciso nas suas interpretações.


Do conhecimento e da percepção surgem respectivamente dois sistemas de pensamento distintos que são opostos em todos os aspectos. No domínio do conhecimento, nenhum pensamento existe á parte de Deus, porque Deus e a sua Criação compartilham uma única Vontade. O mundo da percepção, no entanto, é feito pela crença em opostos e vontades separadas, em perpétuo conflito umas com as outras e com Deus. O que a percepção vê e ouve parece ser real porque ela só permite que entre na consciência o que está de acordo com os desejos de quem está percebendo.

Isso leva a um mundo de ilusões, um mundo que precisa de defesa constante, exactamente porque ele não é real.
Um Curso em Milagres

Sem comentários:

Enviar um comentário