quarta-feira, 1 de abril de 2009

REENCONTRAR O PRAZER E A ALEGRIA

FUNDAMENTOS DA MASSAGEM BIODINÂMICA

EM QUE SE BASEIA

A MASSAGEM BIODINÂMICA foi criada nos anos 50 pela psicóloga norueguesa Gerda Boyesen. É um método que permite tocar o psiquismo da pessoa, através do trabalho corporal, fazendo-nos entender cada vez mais a inter-relação entre corpo e psique. Baseia-se em técnicas que permitem contactar com o fluxo energético, a nossa energia vital.
Assim, há quem esteja tenso e tenha dificuldade em fluir com a vida, em sentir o corpo, em se relacionar: a energia está bloqueada. E há quem esteja demasiado solto, sem contornos e muito influenciável. A Massagem Biodinâmica trabalha nesta polaridade de bloqueio e vazio, desfaz a tensão do “demais” e enche o vazio do “de menos”. Dependendo do toque podem desfazer-se bloqueios específicos e ou restabelecer a circulação energética corporal. Através da massagem o terapeuta entra em contacto com o mundo interior do cliente, desenvolvendo a sua capacidade de lidar com mudanças emocionais e libertar a energia necessária para realizá-las, permitindo pouco a pouco uma expansão do seu âmago, e a remoção de limites auto-impostos. Uma nova base deve ser construída sobre a vitalidade física, satisfação emocional e a aceitação da vida, o que pressupõe à pessoa a capacidade de se sentir amada e valorizada. Sentimo-nos melhores quando estamos fisicamente saudáveis, assim como temos melhor chance de permanecermos fisicamente saudáveis se estivermos emocionalmente satisfeitos. Neste trabalho a imposição não funciona, mas a ternura, o respeito, a compreensão carinhosa e o empenho do terapeuta serão o bastante.


CICLOS EMOCIONAIS E MOVIMENTO PERISTÁLTICO PSICOLÓGICO


O conceito central da Psicologia Biodinâmica é o de ciclo emocional, não somente no seu aspecto psicológico, mas como um processo do corpo.
Os altos e baixos de cada emoção desencadeiam uma vasta sequência de mudanças fisiológicas. Quando o evento emocional passa, estes processos corporais devem, e num organismo saudável isso acontece, retornar ao normal. Contanto que os efeitos físicos da emoção sejam literalmente limpos para fora do organismo, a pessoa pode ultrapassar o evento emocional completamente.
De acordo com a teoria de Gerda Boyesen, o processo peristáltico dos intestinos, são uma parte crucial deste processo de limpeza. Assim como actuam no processo digestivo, ondas peristálticas irão também ocorrer em resposta à pressão orgânica associada com tensão (stress), chamando-se a este movimento, “movimento psico-peristáltico”. É pois, através deste movimento, que os efeitos residuais que persistem da emoção experimentada, são limpos e expulsos do organismo. Mas esta fase psico-peristáltica, pela qual o ciclo emocional deve completar-se, só pode ocorrer em condições de paz e segurança, quando o organismo já não está tenso, num estado de alerta. Importa pois explicar um pouco melhor como funciona o ciclo vaso motor. Cada vez que há uma emoção, existe uma carga – descarga – relaxamento – reabilitação. Primeiro há uma carga emocional, por exemplo, o impulso de chorar e então a descarga emocional, o verdadeiro choro, seguido do alívio por ter expressado a emoção (relaxamento). Finalmente, a última parte do ciclo, a fase da reabilitação, é onde o efeito residual da reacção emocional é completamente dissolvido, tanto mental como metabolicamente (através da psicoperistalse).
O processo circulatório do sangue é altamente envolvido em todas as reacções emocionais. Toda a emoção precisa completar totalmente seu ciclo vasomotor, para que a pessoa recupere sua harmonia emocional, mental e física.

2 comentários: