domingo, 8 de março de 2009

Terapia Biodinâmica

Considerada a mais feminina das teorias corporais, a Biodinâmica de Gerda Boyesen não segue nenhum curso pré determinado, visa a necessidade de cada paciente, procurando restaurar a auto-regulação estimulando e encorajando a expansão do “núcleo vital”.O objectivo da Massagem Biodinâmica não é apenas o relaxamento, mas o retorno da dinâmica do organismo. Procura os estímulos internos, as agitações do “núcleo vivo” que literalmente fazem pressões para serem reconhecidos.


Assim, Gerda descreve que através do toque guiado pelos movimentos psico-peristálticos podemos dissolver a couraça dos músculos, das vísceras e dos tecidos restaurando assim a circulação de líquidos no organismo, podendo então a bioenergia circular livremente e vitalizar cada célula. Também, segundo Gerda Boyesen, todo o contacto pode ser utilizado, tocar com a voz ou com a mão a massagem não é mais que uma mensagem.

Esta mensagem procura uma “Amizade com as Resistências”, que não deve ser entendida como cumplicidade e sim traçando um paralelo com outras linhas e imaginando um riacho cheio de pedras, a Biodinâmica não retira as pedras para aumentar o fluxo e sim o oposto, aumenta o fluxo para que este retire as pedras. A Biodinâmica, conta, assim com o potencial de auto-regulação do organismo vivo, que possui a capacidade de exprimir, resolver e digerir, até mesmo, os mais violentos choques emocionais, contanto que tenha as condições necessárias de paz e segurança.

Na terapia Biodinâmica o terapeuta acompanha e auxilia o paciente a reconhecer os estímulos internos e possibilitar o desenvolvimento destes.
Não existem exercícios pré-determinados, impostos, e sim o encorajamento da livre associação de movimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário