terça-feira, 6 de dezembro de 2011

De quanto sofrimento você precisa?


Racionalmente todos nós vamos dizer que desejamos livrar-nos de qualquer tipo de sofrimento. Entretanto, criamos uma identificação com os sentimentos negativos guardados, e eles acabam somando-se ao nosso senso de identidade, fortalecendo o ego que é o falso eu interior que carregamos.
O ego manipula-nos para sobreviver e crescer, e nós, de forma inconsciente, protegemos, defendemos e arranjamos desculpas para manter a negatividade interior que nos faz sofrer.
Todas as vezes que afirmamos que ainda não estamos prontos para mudar, inconscientemente estaremos dizendo “ainda não sofri o suficiente para mudar”. É a manifestação do ego manipulando-nos. Ele precisa da nossa inconsciência, ou seja da nossa falta de percepção para poder prosperar. No momento que trazemos para a luz da consciência os seus mecanismos sabotadores ocultos percebemos a sua insanidade e podemos então libertar-nos, já que será difícil alimentar algo que agora entendemos que é completamente insano.
Em várias situações da nossa vida esses mecanismos irão manifestar-se mantendo-nos presos a situações que dizemos querer libertar-nos: relacionamentos doentios, um mau emprego, uma doença física, uma amizade que nos faz mal, hábitos nocivos, uma confusão que não conseguimos organizar e etc.
Mudar para uma nova casa ou trocar de emprego pode trazer bastante desconforto.
Quando chegamos nesse ponto as desculpas e os medos que antes nos paralisavam perdem a força, ou simplesmente desaparecem. Vemos várias pessoas que resolvem fazer mudanças profundas em suas vidas depois que recebem um diagnóstico de uma doença grave. Aí todo aquele papo furado de que é difícil se exercitar, mudar a alimentação e trabalhar menos e se orgranizar acaba e a pessoa consegue fazer o que sempre soube que deveria. De repente tudo se encaixa e todas as providências são tomadas.
Embora o sofrimento intenso seja um grande potencializador da mudança, não precisamos esperar que algo drástico assim aconteça para resolver mudar. Observe a sua vida. Você precisa sofrer mais quanto tempo para mudar o que já sabe que deve ser mudado?
A.L

Sem comentários:

Enviar um comentário