quinta-feira, 20 de janeiro de 2011


Menstruação como rito de passagem

A palavra rito, que deriva para ritual, segundo a autora do texto, vem do sânscrito "rtu" que significa mênstruo, portanto a ligação entre rito e menstruação está nas próprias palavras. A menstruação é um rito de poder, de passagem, que se realiza ciclicamente no corpo da mulher e a conecta com determinada fase da Lua, revelando aspectos interessantes sobre si mesma. Infelizmente a nossa cultura menospreza tal poder. A semente feminina é menosprezada, assim como a masculina, a tal ponto que adoptamos termos chulos como reflexo desse menosprezo pelo poder seminal que há em homens e mulheres.

Do ponto de vista mágico, há dois tipos de ciclos menstruais determinados em função da fase lunar em que ocorre a menstruação.

Quando a ovulação coincide com a lua cheia e a menstruação com a Lua Negra (acontece nos três dias que antecedem a lua nova, entendido como o quinto dia da lua minguante), a mulher pertence ao Ciclo da Lua Branca.

Como o auge da fertilidade ocorre durante a lua cheia, esse tipo de mulher tem melhores condições energéticas para expressar suas energias criativas e nutridoras por meio da procriação.

Quando a ovulação coincide com a lua negra e a menstruação com a lua cheia, a mulher pertence ao Ciclo da Lua Vermelha.

Como o auge da fertilidade ocorre durante a fase escura da lua, há um desvio das energias criativas, que são direcionadas ao desenvolvimento interior, em vez do mundo material.

Diferente do tipo Lua Branca, que é considerada a boa mãe, a mulher do Ciclo Lua Vermelha é bruxa, maga ou feiticeira, que sabe usar sua energia sexual para fins mágicos e não somente procriativos.

Ambos os ciclos são expressões da energia feminina, nenhum deles sendo melhor ou mais correto que o outro. Ao longo de sua vida, a mulher vai oscilar entre os ciclos Branco e Vermelho, em função de seus objetivos, de suas emoções e ambições ou das circunstâncias ambientais e existenciais.

Através de Mize Jacinto

Sem comentários:

Enviar um comentário