segunda-feira, 27 de maio de 2013



 
Quantas vezes nos sentimos culpadas/os por decisões que tomámos e que causaram sofrimento e decepções a pessoas próximas a nós. Quantas vezes a “culpa” nos faz sentir pessoas más e começamos num processo, a maior parte das vezes inconsci...ente, de autopunição?.
Várias coisas na nossa vida começam a não dar certo, sentimo-nos mal, como se estivéssemos a ser castigadas/os e achamos que tudo isso vem de fora, mas na verdade somos nós próprios, repito, de forma inconsciente agindo de uma forma que leva as coisas a serem dessa maneira “errada”.
Precisaremos então de uma ajuda para trabalhar todas as emoções guardadas relativas a essas vivências passadas em que agimos de acordo com a nossa vontade, magoando no entanto as pessoas envolvidas.
André Lima diz-nos que:
É extremamente prejudicial acumular sentimentos de culpa. A tortura de guardar esses sentimento faz parte de um processo de auto punição. Muitas pessoas sentem-se tão culpadas que não se permitem curar a culpa por achar que precisam guardar esse sofrimento para pagar pelo que fizeram.
Que culpas temos acumuladas desde a nossa infância? Culpa por termos sido injustas/os com alguém; por termos acabado um relacionamento; por não termos sido uma boa/bom filha/o; por não termos sido um bom pai/mãe; por termos sido cruéis com alguém; por achar que permitimos um abuso sexual na infância; por termos praticado um aborto; por termos traído alguém no passado; por termos perdido uma oportunidade profissional; por termos escolhido uma carreira equivocada; por termos provocado um acidente; por termos causado algum trauma em alguém etc..

E de que forma será que nos vimos punindo? Deixando passar oportunidades profissionais; criando um vida de muito trabalho; entrando em relacionamentos destrutivos; deixando de cuidar da saúde; comendo coisas que fazem mal ao nosso corpo; bebendo em excesso; não nos sentindo merecedoras/es de uma vida mais confortável; bloqueando a nossa criatividade; sabotando os nossos projetos pessoais... São muitas as maneiras que usamos para nos prejudicar.

Livres da culpa, certamente as nossas próximas escolhas serão bem mais saudáveis.
Tornemos pois as nossas vidas mais leves e produtivas eliminando essa pesada carga emocional.

Sem comentários:

Enviar um comentário