terça-feira, 5 de março de 2013



Porque as más notícias  têm tanta audiência?!

Existe uma atração em nós seres humanos que nos impulsiona a ler, ouvir, assistir e conversar sobre notícias negativas.

O mais importante de tudo isso é entendermos o que leva os seres humanos a sentir atração por tanta negatividade. Essa é a razão pela qual  escrevo este texto.

A negatividade  atrai-nos devido ao fato de estarmos cheios de coisas negativas dentro de nós. Pensamentos, crenças, emoções guardadas do passado, sentimentos de tristeza, medo, mágoa, raiva e outros que acumulamos durante a vida passam a viver no nosso interior formando uma sombra. Essa sombra procura crescer e  fortalecer-se. Um dos mecanismos pelos quais ela cresce, é através das notícias negativas que alimentam as emoções que guardamos.

Em maior ou menor grau, todos nós sentimos uma certa atração por notícias negativas. É a sombra atuando dentro de nós, de forma inconsciente,  levando-nos  a escolher conteúdos que acabam por gerar mal estar.

Como se não bastassem os problemas, tragédias e perdas que temos nas nossas vidas pessoais, que já nos causam muita dor, acabamos por absorver o sofrimento de outras pessoas desconhecidas. Isso ajuda a elevar os níveis de stress, pessimismo, pânico e depressão da população e não ajuda em nada as pessoas que passaram pela tragédia. Pelo contrário. Quanto mais infelicidade individual geramos, mais aumentamos os níveis de infelicidade da coletividade. A negatividade é contagiosa. Ajudamos mais a humanidade quando somos mais felizes. O único propósito dessas notícias é alimentar a sombra.
Perceber essa força inconsciente que nos leva a ir em busca de coisas negativas é muito importante. Quando começamos a ver o mecanismo em ação sabendo que ele serve apenas para causar sofrimento, fica mais fácil despertar e escolher algo melhor. Enquanto estamos cegos sem perceber que estamos agindo guiados pela sombra é muito mais difícil mudar o comportamento.
Além da percepção da ação da sombra, é mais importante ainda curar a negatividade que guardamos. Quanto mais nos libertamos de emoções, pensamentos e sentimentos negativos acumulados, menor será a nossa atração por notícias negativas ou qualquer coisa que sirva para alimentar sofrimento.
Excerto de um texto de André Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário