quinta-feira, 26 de janeiro de 2012



A águia é a ave que possui maior longevidade da sua espécie, podendo chegar a viver setenta anos. Mas para chegar a essa idade, por volta dos quarenta anos, tem de fazer uma escolha muito difícil. Aos quarenta anos as suas unhas tornam-se longas e flexíveis deixando de conseguir agarrar as suas presas das quais se alimenta. O bico, outrora alongado e pontiagudo, fica agora encurvado. Encurvadas, e...nvelhecidas e pesadas estão também as suas asas. Voar torna-se uma tarefa cada vez mais penosa e difícil.

Nesse momento a águia só tem duas alternativas: morrer... ou enfrentar um doloroso processo de regeneração que durará cerca de cinquenta dias.

Escolhendo a segunda hipotese, voará para o alto de uma montanha abrigando-se num ninho isolado dentro da rocha. Após encontrar o seu ninho, a águia começa a bater repetida e dolorosamente com o bico na parede da gruta até o conseguir arrancar. Depois, aguarda pelo nascimento de um novo bico para com ele iniciar uma nova e dolorosa regeneração arrancando as suas unhas. Após o nascimento das unhas, ela puxa e arranca, uma a uma, as suas velhas penas... Então um dia, após esse lento e difícil processo de transformação a águia lança-se num magnifico e libertador voo que lhe abre as portas para uma nova etapa de mais trinta anos de vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário