terça-feira, 13 de setembro de 2011






Você poderia ter feito melhor. Será?



Muitas vezes remoemos mentalmente algo do passado que fizemos ou deixamos de fazer dizendo para nós mesmos que poderíamos ter feito melhor ou que deveríamos ter feito diferente.

Cada vez que tomamos alguma ação, ela é sempre a melhor que conseguimos tomar naquele momento, por pior que ela possa ter sido. Os nossos actos dependem do nosso estado de consciência, e esse estado por sua vez, depende da nossa experiência de vida, dos sentimentos negativos que acumulamos e dos sentimentos que estão se manifestando naquele momento.

Inconscientemente consultamos rapidamente todo esse material interior e tomamos nossas decisões a cada instante. Quando nosso estado emocional muda para pior, nossas ações sofrerão a influencia dessa mudança. Quando mudamos emocionalmente para melhor também veremos se refletir uma melhora na qualidade dos nossos actos.

Todas as vezes que analisamos nossos actos passados, estamos julgando nossas atitudes anteriores, que foram realizadas de acordo com o estado de consciência daquele determinado momento, levando em conta o nosso estado de consciência atual que muitas vezes é bem diferente do anterior. E isso pode acabar criando sentimentos de auto cobrança e culpa.

“Eu deveria ter feito diferente” ou “eu poderia ter feito diferente. Não, não poderia. Só se seu estado de consciência fosse diferente na época, mas ele não era. Era exatamente daquele jeito que foi no passado e não tem como voltar e mudar.

Talvez se fosse hoje e a mesma situação do passado se repetisse você teria uma atitude diferente, pois na atualidade você pode ter amadurecido e quem sabe esteja em um estado de consciência melhor. Mas, no passado, seu estado de consciência era exatamente aquele que foi na época, e se você voltasse no tempo faria tudo da mesma forma.

“Ah mas se eu tivesse naquela época a experiência que eu tenho hoje...”. Mas você não tinha. O diálogo mental de auto acusação e lamentação serve apenas para causar sofrimento. Não muda o ocorrido no passado e cria uma negatividade que acaba gerando mais conseqüências para a nossa vida. Quanto mais negatividade carregamos, pior a qualidade das nossas ações e mais sofrimentos iremos causar para nós mesmos e pessoas próximas.

Tudo acontece de forma inconsciente. Pensamos que a auto critica irá nos impulsionar para não repetirmos os erros, mas acontece justamente o contrário. Ela nos coloca em um estado tão negativo que tende a nos paralisar e dificultar ainda mais a mudança. Auto critica é diferente de auto analise. Na primeira pode haver lamentação, auto julgamento e negatividade. Na auto analise há apenas uma constatação das nossas ações passadas, insights e aprendizado.

Se você quer fazer diferente, nada melhor do que o agora, o presente momento para começar a agir diferente. Abandone completamente as lamúrias do passado pois elas servem exclusivamente para criar sofrimento. Esse é apenas mais um mecanismo de fortalecimento do condicionamento mental antigo que alimenta a negatividade e vem passando de geração em geração. A humanidade treinou inconscientemente suas mentes para isso por séculos. É necessários acordar agora para quebrar essa perpetuação.

É preciso ficar atento para não se deixar levar por essa corrente de pensamentos negativos que surgem. Quanto mais intensos forem os pensamentos sentimentos, mais alerta precisamos ficar para que eles não ocupem completamente a nossa mente.


André Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário